Pin It

Vinagre de Maçã

O alimento pode ser feito a partir maçã, uva, framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, melado, arroz, malte, milho, vinho, álcool, entre outros.  Vinagre de Maçã. Use e abuse desse alimento.

No caso da versão com a maçã, a fruta sofre um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético.

A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis, que ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e seus inúmeros benefícios.

O ácido acético ainda melhorará a eficiência dos músculos e a recuperação após os treinos, além disso, a substância faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, o que ajuda a prevenir o diabetes.

Existe um estudo científico conduzido e divulgado pela University of Arizona, que após realizar testes com o vinagre, concluiu que a ingestão de 2 colheres (sopa) do referido vinagre minutos antes das principais refeições contribui para uma redução aproximada de 2 quilos em apenas 1 mês.

Cabe ressaltar que o consumo do vinagre foi realizado após este ser dissolvido em água. Como explicado acima, o vinagre de maçã colabora para minimizar o acúmulo de carboidratos, consequentemente.

Consumo do vinagre ameniza os índices dos chamados picos de insulina, que acometem o organismo sempre que os carboidratos são absorvidos.

Quando isso acontece, o pâncreas libera, automaticamente, elevadas quantidades de insulina, que por sua vez extirpam altas taxas da glicose presente na corrente sanguínea, causando uma forte sensação de insaciedade e risco de hipoglicemia. Outro excelente benefício do vinagre de maça e o fato dele não ter sódio, sódio que é o inimigo dos hipertensos

O fígado

Por ser uma ótima fonte dos ácidos cítrico, lático e málico, o fígado se torna um órgão mais saudável. A ação desses ácidos está ligada à extensão da eficiência do organismo na extirpação de toxinas, que tendem a ficar um tempo mais curto dentro do corpo, o que resulta em uma quantidade inferior de estragos internos.

O processo digestivo
O vinagre de maça ajuda na enzimas digestivas. Com o passar dos anos as pessoas vão tendo uma diminuição das enzimas digestivas, vinagre fortalece essas enzimas.  O vinagre de maça também é rico em pectina.

 Pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas. Entre os alimentos que apresentam maior teor de pectina estão as frutas cítricas, beterraba, maçã, tomate

Como ingerir

Tradicionalmente, os vinagres são utilizados para temperar os mais diversos tipos de saladas. Contudo, seu consumo também pode ser realizado por meio de sua adição no suco ou na água.

Especialistas aconselham a compra de um vinagre de maçã que seja orgânico e que, preferencialmente, não tenha sido pasteurizado.

Riscos do consumo em excesso de vinagre de maçã

Consumir o vinagre de maçã em excesso pode levar a uma irritação gástrica. Pesquisas com animais indicam que grandes quantidades do tempero causam danos no estômago, duodeno e fígado devido à sua acidez.

Estudo com vinagre
http://www.arizona.edu/

 

palavra-chave: Vinagre de Maçã

Já Vai? Antes de Ir Baixe Seu E-book!

Nele Encontrar Os Melhores Alimentos para sua Dieta!