Pin It

Conheça os Benefícios do Coentro Para Sua Saúde

O coentro sempre foi muito consumido no Brasil. O que quase ninguém sabe é que ele não é apenas sabor. Conheça os benefícios do coentro para a saúde.

Não é novidade para os pesquisadores e profissionais da área de saúde que as ervas frescas oferecem muitos benefícios para o nosso organismo.

No geral, a população, mesmo utilizando essas ervas quase que diariamente, desconhece isso.

De acordo com alguns pesquisadores, as ervas em questão podem ser tão essenciais para a saúde quanto as frutas e hortaliças.

Coentro-300x200

Por quê? Porque elas possuem alto poder antioxidante que reparam nossas células e destroem os radicais livres.

Os benefícios do coentro já foram analisados e devidamente comprovados.

Confira nesse artigo um breve histórico sobre esse alimento, bem como seu conteúdo nutricional e seus benefícios.

O Que é Coentro?

Coentro é uma erva anual da família Apiaceae que possui aproximadamente 3.700 espécies.

Todas as partes da planta são comestíveis, contudo, suas sementes e folhas frescas são mais comumente utilizadas na culinária.

Essa planta já é utilizada por nós humanos há muito tempo. Sementes secas foram encontradas em uma caverna de Israel e datava cerca de 6.000 a.C. Seus vestígios também foram encontrados no Antigo Egito.

Conheça os Possíveis Benefícios do Coentro

O consumo de ervas frescas de todo o tipo tem sido relacionado com a redução de risco de várias condições de saúde que estão diretamente ligados ao estilo de vida.

Algumas pesquisas sugerem que o aumento do consumo de vegetais, como esse, diminui riscos de:

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Mortalidade geral
  • Doenças cardíacas

Além disso, dentre os benefícios do coentro podemos destacar a promoção de saúde para o cabelo e a pele, o aumento de energia e emagrecimento.

Efeitos Anticancerígenos

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, afira que algumas especiarias, inclusive o coentro, consegue impedir que se forme amina heterocíclica nas carnes durante seu cozimento.

A amina heterocíclica é considerada um produto químico que se forma durante o cozimento de carnes e que está associado a um risco maior de câncer.

Propriedades antifúngicas

Embora a medicina atue com diversos tratamentos contra infecções fúngicas, muitas vezes os medicamentos causam efeitos colaterais bem desagradáveis.

Por esse motivo, existe o interesse de desenvolver tratamentos à base de ingredientes naturais para combater essas infecções.

Um composto que é encontrado nas sementes de coentro – dodecanal – possui poder efeito antibacteriano e contra salmonela.

O dodecanal é duas vezes mais eficaz nesses dois casos do que os medicamentos utilizados com frequência sugere pesquisa.

Desintoxicação de Chumbo

Descobriu-se há algum tempo que um dos benefícios do coentro é combater a toxicidade de chumbo e de outros metais pesados.

Por conta da sua capacidade em quelar substâncias químicas de ligação conjunta, essa erva também vem sendo estudada para se comprovar seu poder de purificação da água.

Por conta disso, a planta vem sendo bastante utilizada na feitura de sucos detox, principalmente o suco verde.

Carotenoides

Sendo um antioxidante portento, o carotenoide encontrado no coentro podem diminuir os riscos de câncer e de algumas condições oculares.

Um estudo de 2015 chegou a conclusão de que tanto o coentro quanto o manjericão possui altas dosagens de:

  • Beta-caroteno;
  • Carotenoides;
  • Beta-criptoxantina;
  • Zeaxantina;
  • Luteína;

Todas essas substâncias são consideradas antioxidantes.

Inflamação e Dor

Existe uma forte evidência de que a planta poderá ser usada futuramente como medicamento anti-inflamatório e analgésico.

Nesse caso as pesquisas são em tono das suas sementes. O extrato das mesmas foi utilizado em camundongos com ótimos resultados.

Esses são só alguns dos benefícios do coentro, um alimento tão usado em nossa cozinha e de tão fácil acesso.

palavra-chave: Coentro

Já Vai? Antes de Ir Baixe Seu E-book!

Nele Encontrar Os Melhores Alimentos para sua Dieta!