Pin It

Chá de Hibisco

O Chá de Hibisco tem um sabor agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.

O ideal é que o chá seja preparado com o hibisco original, chamado Hibiscus sabdariffa, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Além do chá puro, o hibisco também pode adicionado a sucos e vitaminas na alimentação.

Ele tem se tornado o mais novo aliado de quem quer emagrecer.

Devido às suas propriedades capazes de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada com exercícios físicos regulares, além de diminuir a gordura abdominal e dos quadris, pela sua ação diurética.

hibiscoGelado

Benefícios do Chá de Hibisco

Ajuda a Emagrecer

Por ajudar a acelerar o metabolismo, um dos usos mais populares do chá de hibisco é voltado a emagrecer com saúde.

Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal.

Previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso.

Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, as grandes vilãs do emagrecimento.

Dois flavonoides são importantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura.

 Redução de colesterol

Por possuir quantidades expressivas de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo quando o assunto é redução de colesterol.

Os antioxidantes auxiliarão a reduzir os níveis do colesterol ruim, protegendo a saúde das doenças cardíacas e também protegendo os vasos sanguíneos do corpo.

Antibacteriano e Anti-inflamatório  

Por ser rico em vitamina C, o chá de hibisco é um forte estimulante do sistema imunológico de nosso corpo.

Portanto, o consumo balanceado do chá de hibisco irá proporcionar um fortalecimento geral da saúde, garantindo as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta flor, prevenindo resfriados e gripes.

Contra as doenças do fígado

Ainda devido à grande quantidade de antioxidantes, o chá de hibisco pode ser utilizado para garantir uma proteção a mais para o fígado.

Isso pode ser afirmado pois os antioxidantes ajudarão a neutralizar os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo.

Desta forma, além de proteger o fígado, o chá de hibisco será um grande aliado no tratamento de doenças relacionadas a este órgão.

Para o equilíbrio hormonal

O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeito no alívio de sintomas e dores menstruais. Por auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco traz inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação.

 

Controle da pressão arterial

O chá de hibisco é um poderoso agente na redução da pressão arterial em adultos hipertensos.

Isso significa que o consumo regular do chá de hibisco será capaz de auxiliar e ajudar aqueles que sofrem com alta pressão constante, caracterizados pelo quadro de hipertensão.

Chá de hibisco é antidepressivo

Por possuir diversas vitaminas e minerais (como flavonoides), o chá de hibisco é um conhecido antidepressivo natural da medicina.

O seu consumo regulado irá ajudar efetivamente na redução dos sintomas de depressão e também ansiedade, ajudando a relaxar a mente e também o corpo.

Bom para a digestão

Por incrementar o funcionamento do intestino o chá de hibisco também pode auxiliar na digestão, facilitando que o organismo seja capaz de digerir e eliminar os alimentos rapidamente. Portanto é um bom chá para ser tomado após as refeições além da ajuda na perda de peso já mencionada acima.

 

Como usar o chá de hibisco para emagrecer com saúde?

Como o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer é necessário consumir duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco ao dia e alternar com uma dieta balanceada. E assim você irá emagrecer rápido e com saúde.

  • Além do chá de hibisco, beba pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Evite a ingestão de sal e alimentos com muito sódio, que favorecem a retenção de líquidos.
  • Invista na salada. Ela ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e não sejam muito calóricos

hibiscoGelado

Como preparar?

Para o preparo do chá e para manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver apenas até que ela começa a ferver, então apagar o fogo.

A seguir deve-se acrescentar o hibisco, tampar o recipiente e deixar a bebida repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

A proporção correta de hibisco e água é: 2 colheres de sopa de hibisco seco para 1 litro de água em início de fervura.

Ervas para acelerar a dieta: cavalinha e alfafa aumentam os efeitos do hibisco e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso, faça o chá com 1 litro de água, 1 col. (sopa) de hibisco e:

– 1 col. (sopa) de cavalinha: erva com ação diurética

Ou 1 col. (sopa) de alfafa: erva com ação antioxidante

E para deixar mais saboroso você pode adicionar:

-Folhas de hortelã

-1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado

-1/2 xícara (chá) de suco de limão

-1/2 xícara de água de coco

O excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e fraqueza muscular. Por isso, evite exageros.

Mas usando corretamente você irá emagrecer com saúde e muito rápido.

Já Vai? Antes de Ir Baixe Seu E-book!

Nele Encontrar Os Melhores Alimentos para sua Dieta!