Pin It

Ashwagandha, O que é?

A ashwagandha é uma das ervas mais poderosas da medicina tradicional indiana. Ela é utilizada há milênios como uma erva de cura para uma grande variedade de doenças. Em especial, destaca-se sua capacidade de recuperação de danos a saúde.

No sânscrito indiano, ashwagandha significa “o respiro do cavalo”, indicando seu potencial de vigor e força. Tradicionalmente, a erva é prescrita para fortalecimento do sistema imunológico após períodos de doenças.

Em alguns locais do mundo, a ashwagandha é tratada como o Ginseng Indiano, por sua capacidade de rejuvenescimento.

Ashwagandha1-1024x575

Por que utilizar a ashwagandha?

Segundo a medicina tradicional indiana, não faltam motivos para recorrer à ashwagandha. Atribui-se à erva a capacidade de resolver o estresse, a fadiga, a falta de energia e a dificuldade de concentração. Seu uso auxilia a aliviar todos estes sintomas e é um estimulante natural.

Benefícios na saúde

1-Melhora A Função Da Tireoide

Ashwagandha é um superstar quando se trata de melhorar a saúde da tireoide. Sabemos que eles podem ser extremamente eficazes especialmente no equilíbrio dos hormônios.

Um dos benefícios mais incríveis sobre as ervas adaptogênicas, como ashwagandha, é que pode ajudar as pessoas com problemas de hipo e hiper-tireoide.

A erva é eficiente para apoiar o tratamento de pessoas diagnosticada com a doença de Hashimotos uma doença auto-imune em que o sistema imunológico ataca a tireoide ocasionando no hipotireoidismo.

Ela pode melhorar também a saúde daqueles com a doença de Graves, também uma doença auto-imune que leva á hiperatividade generalizada da glândula tireoide (hipertireoidismo).

As ervas adaptógenas funcionam com seu corpo para trazê-lo de volta ao equilíbrio se seus níveis hormonais, se eles estão altos ou baixos.

2-Trata A Fadiga Adrenal

Ashwagandha também provou ser eficaz no suporte da função adrenal, ajudando você a superar a fadiga adrenal e o estresse crônico.

Se as supra-renais são sobrecarregadas devido a uma superabundância de estresse emocional, físico e mental, isso pode levar a uma condição conhecida como fadiga adrenal.

Se suas adrenais ficarem esgotadas, ela também pode interromper seus outros hormônios, incluindo progesterona, podendo causar a infertilidade e diminuir a DHEA (hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais localizadas próximas aos rins e do fígado) o que pode fazer com que você envelheça mais rápido.

Estudos médicos demonstraram que ashwagandha melhora os níveis de cortisol, melhora a sensibilidade à insulina e equilibra naturalmente hormônios. Esta melhora hormonal também foi acompanhada por uma notável redução na perda de cabelo.

Além disso, ashwagandha pode beneficiar a função da tireoide porque reduz muito a peroxidação lipídica promovendo a eliminação de radicais livres que causam danos celulares. Estes resultados demonstram que ashwagandha pode ser útil no tratamento do hipotireoidismo.

3-Saúde Do Cérebro

O estresse emocional, físico e químico pode ter efeitos prejudiciais para o cérebro e o sistema nervoso.

Pesquisas recentes provaram que ashwagandha é mais do que um analgésico, também protege o cérebro da degeneração e melhora os sintomas da doença de Alzheimer, depressão e ansiedade.

Uma das principais razões porque ashwagandha é tão eficaz na cura do cérebro tem a ver com seus poderosos antioxidantes que destroem os radicais livres que causam o envelhecimento.

Mas descobrimos que Ashwagandha produziu efeitos inibitórios de peroxidação lipídica mais potentes que os antioxidantes comerciais.

4- Melhora O Humor

Há também evidências de que ashwagandha é eficaz no tratamento de ansiedade e depressão.

No estudo controlado de 12 semanas, 87 participantes com ansiedade receberam 300 mg de ashwagandha duas vezes por dia ou duas pastilhas do placebo duas vezes por dia.

O grupo tratado com ashwagandha resultou em melhorias muito maiores na ansiedade, bem como no foco, redução do estresse e diminuição da fadiga do que o grupo placebo.

O outro grande benefício de ashwagandha é que não há reações adversas, quando em comparação com medicamentos antidepressivos e anti-ansiedade que podem ter efeitos colaterais terríveis.

5- Previne e Trata Câncer

O extrato de Ashwagandha foi demonstrado em estudos com benefícios muito promissores quando se trata de ajudar na prevenção e tratamento do câncer.

Em certos estudos, os pesquisadores descobriram que o extrato de ashwagandha possui um poderoso efeito antitumoral.

O extrato foi mostrado para ajudar a inibir a proliferação de células cancerosas especificamente câncer de mama, pulmão, estômago e cólon, que estão entre alguns dos principais tipos de câncer no mundo.

Ashwagandha1-1024x575

 

Acredita-se que ashwagandha ajuda a prevenir o crescimento de células cancerosas principalmente devido ao seu aumento imunológico e habilidades antioxidantes.

Complementar com ashwagandha está correlacionado com um aumento nos glóbulos brancos dentro do corpo, o que indica que o sistema imunológico é mais capaz de proteger o corpo da doença e invasores nocivos.

Outra maneira que ela ajuda a prevenir o câncer é devido à sua capacidade de impedir que os vasos sanguíneos em torno das células cancerosas se alimentem com o crescimento de tumores cancerosos.

Além de evitar que as células cancerosas cresçam, estudos demonstraram que ashwagandha pode ser uma adição muito útil à quimioterapia no tratamento do câncer existente.

Tomar o extrato parece ser eficaz para impedir o sistema imunológico de se suprimir durante a quimioterapia.

6 – Proteção do sistema imunológico;

7 – Auxilia no combate aos efeitos do estresse;

8– Melhora o aprendizado, a memória e o tempo de reação;

9 – Reduz a ansiedade e a depressão, sem causar a tontura típica de tratamentos

10 – Auxilia no combate à degeneração cerebral (como no caso do Alzheimer);

11 – Estabiliza o açúcar no sangue;

12 – Possui efeito anti-inflamatório;

Como incluir a ashwagandha na dieta?

Na tradição indiana, os nutrientes da erva são metabolizados e convertidos em energia através da dieta diária. Ela é adicionada como uma espécie de suplemento efetivo para balancear as funcionalidades do corpo.

Atualmente, a maioria das pessoas consome a erva na forma de cápsulas – até mesmo na Índia. Em geral, utiliza-se doses diárias entre 600 mg e 1.000 mg – em alguns casos, são tomadas duas doses. Para quem sofre de insônia ou ansiedade, a forma tradicional de consumir essa erva é uma xícara de leite quente com uma colher de chá da mesma em pó antes de dormir.

 

Deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu comentário será verificado pela administração.

Já Vai? Antes de Ir Baixe Seu E-book!

Nele Encontrar Os Melhores Alimentos para sua Dieta!